Datafolha: 67% dizem que Bolsonaro deveria abrir mão de candidatura
Levantamento ouviu 3.054 pessoas com 16 anos ou mais, em 172 municípiosPesquisa Datafolha divulgada neste sábado (5) aponta que a maioria dos brasileiros acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria abrir mão de uma nova candidatura à Presidência da República em 2026. Segundo o levantamento, 67% dos entrevistados preferem que ele apoie outro nome para a disputa, enquanto apenas 28% acham que Bolsonaro deve insistir em se candidatar. Outros 5% não souberam opinar.

O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 3 de abril, com 3.054 pessoas a partir de 16 anos, em 172 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Apesar de estar inelegível por decisão da Justiça Eleitoral, Bolsonaro tem reafirmado a intenção de registrar sua candidatura para 2026.
Quem ele deveria apoiar?
O Datafolha também perguntou aos entrevistados em quem Bolsonaro deveria apostar caso não concorra. Veja os principais nomes citados:
Michelle Bolsonaro (PL): 23%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 21%
Eduardo Bolsonaro (PL): 14%
Pablo Marçal (PRTB): 11%
Ratinho Junior (PSD): 7%
Ronaldo Caiado (União Brasil): 4%
Romeu Zema (Novo): 4%
Nenhum: 9%
Não sabem: 7%
O resultado mostra que, mesmo inelegível, Bolsonaro segue como figura influente dentro da direita brasileira, mas enfrenta resistência significativa para uma nova tentativa ao Planalto.