Imepi inicia fiscalização em alusão ao Mês do Consumidor
A operação tem o objetivo de garantir que produtos comercializados atendam às normas de segurançaO Instituto de Metrologia do Estado do Piauí, em parceria com os demais órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), iniciaram as fiscalizações do mês do Consumidor, celebrado neste sábado (15). A operação tem o objetivo de garantir que produtos comercializados atendam às normas de segurança e qualidade, protegendo os consumidores contra riscos e fraudes.
A ação abrange a verificação de balanças comerciais utilizadas em supermercados, bem como a fiscalização de produtos pré-embalados, como alimentos, produtos de limpeza e itens de higiene pessoal.
Também estão no foco produtos essenciais para a segurança doméstica, incluindo cadeiras plásticas monobloco, escadas metálicas, panelas de pressão, fogões a gás, coifas, exaustores elétricos e serviços de inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio.

De acordo com o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, serão intensificadas as fiscalizações na capital e também no interior do Estado. “Vamos atuar em parceria com órgãos estaduais e também com os demais delegados do Inmetro para garantir que o consumidor não seja lesado na hora de fazer sua compra. As fiscalizações abrangem diversas áreas e todos os setores estarão empenhados em coibir quaisquer irregularidades encontradas nos estabelecimentos comerciais”, explicou.
Segundo o coordenador do setor da Metrologia, Newton Junior, a fiscalização foi iniciada, nesta sexta-feira (14), em Teresina, e deve ser estendida até o fim de março. “Hoje, iniciamos as fiscalizações na capital, com foco nas feiras-livres e mercadinhos. Também vamos estender essa operação para vários municípios do interior do Estado com o intuito de garantir mais segurança para o consumidor”, ressaltou.
No caso de irregularidades, as multas podem chegar até R$ 1,5 milhão. Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia de forma anônima por meio do número (86) 99456-1921.
