Governo Federal autoriza criação de novos cursos de Medicina no Piauí: 180 vagas
Cursos vão fornecer 180 vagas para novos estudantes no estadoO Governo Federal lançou, nesta quarta-feira (04/10), edital para autorização de funcionamento de cursos de Medicina em todo o Brasil em solenidade que contou com a presença dos ministros da Saúde e Educação, Nísia Trindade e Camilo Santana. O Piauí deve ser beneficiado com três novos cursos, com 180 vagas para novos estudantes de medicina.

O lançamento e detalhamento das regras ocorreu na sede do Ministério da Educação (MEC) e a previsão é de que o edital seja publicado na edição extra do Diário Oficial da União (DOA). As responsáveis de instituições educacionais privadas vão passar a ter permissão de apresentar projetos para a instalação de novos cursos em municípios pré-selecionados.
Ao diagnosticar a situação da formação médica no Brasil, o MEC e Ministério da Saúde constataram conjuntamente o ritmo de expansão da formação médica, que é alto, mas identificaram a necessidade de desconcentração da oferta de cursos de Medicina e de maior promoção da qualidade da formação médica. A meta é atingir o indicador de 3,3 médicos por mil habitantes, recomendado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).