Governo entrega reforma do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades em Teresina
Espaço terá capacidade para atender até 480 crianças e adolescentes de escolas públicas e privadasO governador Rafael Fonteles, o secretário da Educação, Washington Bandeira, e o Secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, entregaram, nesta terça-feira (18/03), a reforma, ampliação, modernização e climatização do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), localizado no bairro Tabuleta, zona Sul de Teresina.

Com um investimento total de cerca de R$ 3,5 milhões em infraestrutura e equipamentos, o NAAH/S passa a contar com oito salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), um laboratório de inovação e tecnologia, um laboratório de Ciências, banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCDs), cantina, além de uma subestação e climatização completa.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou, durante a inauguração, a importância de unidades como o NAAH/S para a inclusão dos estudantes. "Quando a gente tem essas escolas, essas unidades específicas, como nós já inauguramos outras, é pensando em cada cidadão, cidadã, cada jovem, cada criança, olhando a sua especificidade. Garantindo, portanto, que cada uma delas consiga avançar em todo o seu potencial. Então, o núcleo de autoestabilidade entra nesse contexto também", comenta o governador.

Criado em 2005, o núcleo atende crianças e adolescentes de 4 a 16 anos com altas habilidades/superdotação, matriculados em escolas públicas e privadas de Teresina e cidades circunvizinhas.
O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência do Piauí, Mauro Eduardo, comentou a possibilidade multidisciplinar do espaço. "Aqui é mais uma ação do governo do estado voltada para este público que possui altas habilidades. Aqui eles podem estar melhorando o seu aprendizado, aperfeiçoando a sua potencialidade na área da robótica, na área da língua estrangeira, matemática, física, enfim, aqui nós temos uma equipe multidisciplinar que dará todo o apoio necessário e suporte para este aluno que tem essas características de superdotação e altas habilidades", destaca Mauro.

Com a ampliação, o espaço que atende atualmente 54 estudantes terá capacidade para atender até 480 crianças e adolescentes, fortalecendo a oferta de um ensino que respeita as potencialidades de cada estudante.