Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Fiscalização do Procon apreende mais de 350 botijões de gás em operação no Piauí

Fiscalização percorreu quatro cidades e apreendeu botijões vendidos sem autorização da ANP

A Secretaria de Fiscalização do Procon, vinculada ao Ministério Público do Piauí, encerrou nessa sexta-feira (18) a XIV Operação Gás Legal, realizada na Regional de Picos entre os dias 15 e 18 de julho. A força-tarefa teve como objetivo combater a venda irregular de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o popular gás de cozinha, nas cidades de Picos, Geminiano, Sussuapara e Jaicós.

Foto: ReproduçãoFiscalização do Procon apreende mais de 350 botijões de gás em operação no Piauí
Fiscalização do Procon apreende mais de 350 botijões de gás em operação no Piauí

Ao longo da operação, 12 estabelecimentos foram autuados por comercializar o produto sem autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Um dos casos mais graves foi registrado em Jaicós, onde os agentes encontraram uma revenda clandestina com 100 botijões armazenados de forma irregular. Todo o material foi apreendido.

No total, 354 botijões foram recolhidos durante a operação e encaminhados para revendas legalizadas, garantindo assim a segurança no transporte e armazenamento do gás.

A ação foi motivada por denúncias enviadas à Promotoria de Justiça de Picos e à Ouvidoria do Ministério Público. Contou ainda com o apoio do Procon Municipal de Picos e da Polícia Militar, fortalecendo a atuação conjunta entre os órgãos de fiscalização e segurança.

O chefe da Secretaria de Fiscalização do Procon/MPPI, Arimatéa Arêa Leão, destacou a importância desse tipo de iniciativa para coibir o comércio clandestino de combustíveis, que representa riscos à população. “Essa é uma ação que protege a vida das pessoas. Revender GLP sem autorização e sem seguir normas de segurança é uma prática criminosa e extremamente perigosa”, reforçou.

Comente