‘Acredita no Primeiro Passo’ qualificará 3 mil pessoas para o mercado de trabalho
O programa foi lançado na manhã desta sexta-feira (14), na UFPILançado na manhã desta sexta-feira (14), o programa Acredita no Primeiro Passo, uma parceria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Ministério do Desenvolvimento Social e da Câmara Municipal de Teresina, vai qualificar mais de 3 mil pessoas para o empreendedorismo. Os cursos ofertados nesse primeiro passo serão Montagem e Manutenção de Painéis Fotovoltaicos – Eletricista de Energia Fotovoltaica.

O Acredita é um projeto inovador que reúne esforços do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, além dos governos estaduais e municipais, para capacitar mais de 3 mil pessoas. O investimento inicial de R$ 7,3 milhões já foi destinado à qualificação, com o foco tanto na preparação para o mercado de trabalho quanto no estímulo ao empreendedorismo.
“Nós estamos trabalhando o programa Acredita e de um formato bem diferente. Primeiro, a qualificação para o emprego e a qualificação para o empreendedorismo, já com a liberação de uma primeira etapa de 7 milhões e 300 para a qualificação de mais de 3 mil pessoas para o emprego e para o empreendedorismo. E eu também estou celebrando com a Universidade um desafio que vai para o conjunto das universidades do Brasil, para os institutos federais, para a rede de escolas, técnicas e universidades e faculdades do Brasil”, ressaltou o ministro do MDS.
O projeto, que será desenvolvido em três eixos específicos, tem como objetivo principal a formação de indivíduos capazes de criar e gerir empreendimentos próprios, focando especialmente em comunidades de baixa renda.
Além disso, o programa propõe um desafio ainda maior: levar esse modelo de qualificação para todas as universidades federais, institutos federais, escolas técnicas e faculdades do Brasil. A proposta é expandir a ideia, envolvendo uma rede de instituições educacionais em todo o território nacional.
"Vamos trabalhar diretamente com a capacitação, utilizando os recursos dos três TEDs. Esses valores serão aplicados de forma estratégica, com o foco em preparar jovens e mulheres para que migrem de uma realidade de vulnerabilidade para a autonomia econômica, com o objetivo de se tornarem empreendedores e abrirem seus próprios negócios", afirmou a reitora da UFPI, Nadir Nogueira.
Já para Enzo Samuel, presidente da Câmara Municipal de Teresina, e um dos idealizadores do Acredita, ressaltou que esse é um momento ímpar para o estado já planejado há tempo, nas viagens à Brasília.
“Um momento importante, é uma parceria que a gente já vem buscando há algum tempo nas nossas idas à Brasília, em diálogo com o ministro Wellington Dias, e agora está virando realidade. Esses cursos que elas vão fazer, vai permitir que elas possam ingressar no mercado de trabalho, que é interessante, de forma imediata, porque são cursos que são ofertados onde há um estudo, se esse curso ele tem, ou não, auto empregabilidade”, disse o presidente da Câmara Municipal.