Piauienses são premiados com 572 medalhistas das Olimpíadas Acadêmicas nacionais
Alunos receberam medalhas e prêmios durante solenidade da Seduc em TeresinaO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (10/07), no Forma Bliss, uma cerimônia para homenagear e premiar os estudantes que se destacaram nas Olimpíadas Acadêmicas nacionais. A solenidade celebrou os medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e os vencedores das principais olimpíadas do conhecimento realizadas em 2023 e 2024. A solenidade contou com a presença do secretário da Educação, Washington Bandeira.

Ao todo, foram premiados 572 estudantes, incluindo 38 da rede estadual, que conquistaram medalhas na OBMEP 2024, entre eles, 4 de Ouro, 10 de Prata e 24 de Bronze. Também foram homenageados 14 medalhistas de Ouro das Olimpíadas de 2023 e outros 79 medalhistas de Ouro de 2024.
O secretário da Educação Washington Bandeira ressalta a importância do reconhecimento aos estudantes medalhistas. “Vamos premiar hoje 572 alunos piauienses, de todas as redes, que conquistaram medalhas na principal Olimpíada Nacional do Conhecimento, a OBMEP. Entre eles, 165 são da rede estadual”, afirma.

Ele também destaca incentivos adicionais oferecidos pela Seduc. “Além das premiações, vamos entregar um salário mínimo aos alunos da rede estadual que tiraram ouro nas Olimpíadas Nacionais. Neste mês, pagaremos também o 14º salário aos estudantes das 50 escolas com melhor desempenho no Idep”, conclui.
Maria Alice de Alencar, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Química e Geopolítica e prata na de Eficiência Energética, destaca o apoio que recebeu ao longo da trajetória. “Recebi muito incentivo, primeiro da minha mãe e depois da escola. Meus professores sempre me incentivaram a participar, dizendo que era uma nova forma de aprender, mesmo que o resultado não viesse”, afirma. Ela reforça que a experiência ampliou seu interesse pelos estudos. “A gente está sempre tentando buscar conhecimento, crescer na vida. É um objetivo continuar aprendendo cada vez mais, com a ajuda dos professores e da família”, completa.

Luiz, ex-aluno do CETI Antônio e Vitor de Souza, em Novo Santo Antônio, e medalhista de ouro na 19ª edição da Albimap, relata o orgulho de representar sua escola no evento. “É uma sensação maravilhosa. A gente fez o melhor que podia ser feito na escola. Saímos de uma cidade pequena e conseguimos alcançar horizontes maiores. O sentimento aqui é de muita alegria”, declara. Atualmente na universidade, ele recebeu a medalha pela conquista obtida ainda em 2024, durante o Ensino Médio.

Os estudantes da rede estadual que conquistaram medalhas de ouro receberão premiação em dinheiro, garantida pela Lei Estadual nº 8.152/2023, que institucionalizou o Programa Seduc Olímpica, uma política inovadora que estimula, reconhece e premia o mérito acadêmico de alunos piauienses que se destacam em competições nacionais.