Paciente quebra vidraças do HUT após cirurgia ortopédica ser adiada
Vereadores se manifestaram sobre o caso em sessão solene desta quarta-feira (25/10)Um paciente, ainda não identificado, quebrou, na manhã desta quarta-feira (25/10), as vidraças do ponto de atendimento da clínica ortopédica do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) após ter sua cirurgia adiada.

Em nota, a assessoria do HUT alega que o paciente sofre de esquizofrenia e danificou as estruturas de vidro, mas nenhum funcionário ficou ferido. Em imagens obtidas pelo Conecta Piauí é possível ver o homem com um fixador de ferro na perna de uma cirurgia ortopédica e foi ao hospital para realizar outro procedimento, que estava marcado para hoje mas foi adiado.
O paciente foi encaminhado para a Central de Flagrantes após desacatar as autoridades.
Veja o vídeo
Vereadores cobram
De acordo com o vereador Evandro Hidd (PDT), que já havia denunciado a não realização de cirurgias ortopédicas por falta de material, a capital enfrenta uma crise na área da saúde. “A ação de um paciente revoltado com a situação, já teve a sua cirurgia ortopédica suspensa e remarcada várias vezes por falta de material terminou se excedendo e ocorreu uma quebradeira no posto 11 de enfermagem do HUT”, denunciou.

Já o parlamentar Ismael Silva (PSD) afirma que a crise na saúde que Teresina vem enfrentando se dá pela falta de compromisso da gestão municipal, alegando que não há falta de verba e sim falta de organização. “É inadmissível chegar no centro cirúrgico do HUT e encontrar camas cirúrgicas embaladas em sacos plásticos que são usados para lixo. E não estou falando de denúncias que ouvi falar não. Eu constatei, registrei e encaminhei para o Ministério Público Federal”, afirma.

Confira a nota do HUT na íntegra
O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) informa que na manhã de hoje (25) um paciente com esquizofrenia danificou as estruturas de vidro do ponto de atendimento da clínica ortopédica, nenhum servidor foi ferido ou machucado.
O paciente desacatou servidores e a guarda de segurança do Hospital, recebendo voz de prisão e conduzido pela polícia para delegacia para registro.
O HUT esclarece que o paciente estava em tratamento clínico, já tendo sido feito uma primeira abordagem cirúrgica. É importante mencionar que a necessidade de uma nova abordagem ainda está em avaliação a depender da melhor evolução das lesões.
Sobre o adiamento de cirurgias, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) informa que o abastecimento de insumos, materiais e medicamentos hospitalares acontecem de forma gradual e diária e que todos os esforços estão sendo feitos junto aos fornecedores para normalizar a situação o mais rápido possível.
Veja também!
Profissionais da enfermagem fazem protesto no HUT e cobram o pagamento do piso