Ednaldo Rodrigues afirma que mudanças nas datas da Copa do Brasil são 'imparciais'
O presidente da CBF comentou as mudanças e disse que todos os clubes foram consultadosO presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, falou pela primeira vez sobre a mudanças nas datas dos jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil. Durante entrevista após o jogo da Seleção contra o Peru, na noite da última terça-feira (15/10), Ednaldo afirmou que os quatro clubes envolvidos, no caso Atlético-MG, Corinthians, Flamengo e Vasco, foram ouvidos pela entidade. Segundo o representante, foram dois votos contrários e dois votos a favor das mudanças.

Corinthians e Vasco se posicionaram contrários as mudanças propostas pela CBF, quanto Atlético-MG e Flamengo se mantiveram favoráveis as mudanças.
" Temos os filiados sempre como parceiros, a CBF jamais vai litigar contra filiados, respeita o posicionamento de cada um, mas ela também tem a sua posição em relação àquilo que é o melhor para o futebol brasileiro de uma forma que seja imparcial, como assim aconteceu", comentou o presidente.
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, sobre a mudança de datas das semifinais da Copa do Brasil.
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) October 16, 2024
“A CBF gosta de ouvir. E ouviu os quatro clubes. E ela [CBF] definiu pela situação, mesmo tendo dois a favor e dois contra."
📽️: @DiegoTorbesBage pic.twitter.com/t6KhbhUZn0
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) negou, na última sexta-feira (11/10), o pedido de Corinthians e do Vasco para anular a alteração na tabela feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) envolvendo os jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil.
Com a decisão, ficam mantidas as datas dos jogos de volta alteradas pela CBF:
19 de outubro
Vasco x Atlético-MG, às 18h30, em São Januário
20 de outubro
Corinthians x Flamengo, às 16h, na Neo Química Arena
O Vasco e o Corinthians uniram forças contra a decisão da CBF que mudou as datas dos jogos de volta da Copa do Brasil. Os clubes realizaram um contrato jurídico para alinhar os discursos a respeito do tema. O alinhamento foi feito entre Augusto Melo, presidente do Corinthians, e Fabinho Soldado, diretor-executivo de futebol.
Na manhã do dia 01 de outubro, as equipes entraram com ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para tentar colocar as datas dos jogos para o que estava previsto anteriormente. O Corinthians alegava que as alterações prejudicaram sua programação e comprometeram a preparação da equipe. O Timão afirma que a CBF deve respeitar o calendário previamente estabelecido, buscando garantir a integridade das competições e a proteção dos direitos dos clubes.
O Vasco da Gama também divulgou nota de repúdio nas redes sociais, logo após entrar com ação no STJD no dia 30 de setembro. No informativo, o clube carioca também reforça a tese de que a decisão vai contra a Lei Geral do Esporte e o Regulamento Geral de Competições da própria CBF. "A referida modificação, realizada sem o consentimento do Vasco e de maneira contrária ao calendário previamente estabelecido, viola tanto a Lei Geral do Esporte quanto o Regulamento Geral de Competições da própria CBF. O clube reafirma seu compromisso com o respeito às normas e à isonomia no futebol nacional", diz trecho da nota.