Brasil vence EUA e está classificado no Mundial
O Brasil volta a jogar pelo Mundial na próxima quarta-feira (22)O Brasil está classificado para a próxima fase do Mundial 2025. A Seleção Brasileira garantiu presença no main round da competição após vencer os Estados Unidos por 31x24, neste domingo, em Oslo, na Noruega. Após terminar o primeiro tempo atrás do placar por 10x12, o técnico Marcus Tatá virou a chave do time no intervalo e mudou a história da partida. No final, 31x24 para o Brasil, que chega para o main round com o moral elevado após duas vitórias em três jogos.

A Seleção Brasileira iniciou o jogo contra os Estados Unidos com um rendimento abaixo do esperado. O ataque não criava situações claras de gol e a defesa deixava espaços, permitindo muitas jogadas dos norte-americanos. Mesmo com dificuldade no sistema ofensivo, o Brasil ainda conseguia chegar aos gols, principalmente com Rudolph, que terminou como artilheiro do time, com oito gols, e Joel, vice-artilheiro, com sete gols, que aproveitaram praticamente todas as oportunidades que tiveram nos 30 minutos iniciais, marcando mais da metade dos gols brasileiros.
“Precisamos parabenizar os Estados Unidos pelo primeiro tempo. Eles foram muito bem. Acredito que o Brasil sentiu um pouco de ansiedade na primeira parte da partida. Não conseguíamos parar o ataque deles e tivemos muita dificuldade em quadra, principalmente na transição para o ataque”, comentou o técnico Marcus Tatá.
Atrás do placar por dois gols de diferença, o treinador foi para o vestiário com a missão de renovar a Seleção Brasileira que até aquele momento não respondia bem dentro de quadra. O treinador aproveitou a oportunidade, mudou a forma da equipe jogar, deu mais velocidade ao ataque e ainda contou com mais uma atuação diferenciada do goleiro Rangel, que carimbou um aproveitamento de 50%, o que é muito bom para a posição.
O segundo tempo do Brasil foi completamente diferente. O time voltou a jogar semelhante à primeira rodada, quando ganhou da Noruega, e acabou com o sonho dos norte-americanos de se classificar novamente para o main round. A Seleção explorava com qualidade todos os cantos da quadra, conseguiu encaixar os contra-ataques, corrigiu a transição em velocidade e mostrou que tecnicamente e taticamente possui recursos para chegar longe neste Mundial.
Aos sete minutos da etapa final, a Seleção já tinha o placar empatado. Aos 8 minutos, o Brasil virou e não permitiu mais que os Estados Unidos encostassem no placar. O time se transformou, impôs completamente seu ritmo de jogo e viu a diferença de gols aumentar a todo instante, até a vitória no final.
“No segundo tempo, defendemos melhor. Conseguimos tirar alguns gols de contra-ataque que nos deu a vitória. Foi um resultado muito importante pelas circunstâncias da partida e pela necessidade da vitória para permanecermos na competição sem depender de outros resultados”, concluiu Marcus Tatá.
O Brasil volta a jogar pelo Mundial na próxima quarta-feira (22). O horário e o adversário ainda não estão definidos, pois dependem dos outros jogos deste domingo. A única certeza é que a Seleção vai enfrentar duas potências mundiais, a Suécia e a Espanha, que já estão classificadas no Grupo F. O terceiro adversário será Chile ou Japão.